segunda-feira, 3 de março de 2008

Alunos com N.E.E. da E.B. 2/3 de Cabreiros potenciam a sua autonomia enquanto cidadãos.




Os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente da E.B. 2/3 de Cabreiros, foram almoçar num restaurante local, afim de desenvolver a sua autonomia em contextos reais.
Esta e outras iniciativas estão previstas no Plano Anual de Actividades do Departamento de Educação Especial e nos Planos Individuais de Transição dos alunos (PIT). Estes planos incluem actividades promotoras de inclusão social, e fomentam a autonomia.
O principal objectivo foi diminuir as barreiras à actividade e participação enquanto cidadãos: foram os alunos que escolheram a comida, a bebida, a sobremesa e fizeram a gestão do dinheiro que lhes foi dado previamente para pagar a refeição.
Esta questão é extremamente pertinente, porque actualmente os jovens com N.E.E. não têm a noção, nem sabem o valor do dinheiro; usam o cartão magnético na escola, não fazem compras, normalmente são os pais que administram o dinheiro por eles.
Para além da autonomia e do desenvolvimento de competências sociais, esta actividade pretendeu também, promover a inclusão educativa e social, a igualdade de oportunidades, a preparação para a cidadania, considerando os alunos numa perspectiva biopsicossocial, e só são exequíveis quando devidamente planificadas em articulação com a comunidade e encarregados de educação.
Estas práticas são extremamente importantes para chamar a atenção sobre a questão das acessibilidades, porque ainda há muitas barreiras arquitectónicas, principalmente para quem se desloca em cadeira de rodas.

2 comentários:

Hugo Sá Pinto disse...

Se bem me recordo, estes são os alunos que connosco vieram às Jornadas de Desporto Adaptado, no Parque de Exposições de Braga, certo?
Estas e outras actividades do género são de vital importância, na medida em que possibilitam a aproximação das escolas à realidade. Com isto, os alunos vão adquirindo rotinas e mecanismos de auto-regulação e autonomia, indispensáveis à sua completa inserção na sociedade.

Hugo Pinto

Educação Especial disse...

Gostei de ver as vossas actividades no blog do Departamento de Educação Especial
É bom ver o entusiasmo dos docentes na realização de actividades que promovam a integração social e a transição para a vida activa dos alunos com necessidades especiais

Os Docentes da Escola Básica de Bastuço S. João