segunda-feira, 10 de março de 2008

E B1 e J I de Bastuço S. João Serviram um Chá de Letras






A Escola Básica 1 e o Jardim-de-infância de Bastuço S. João do Agrupamento de Escolas Braga Oeste serviram, no período da tarde, um Chá de Letras como uma actividade da Semana da Leitura.
Esta actividade surge no âmbito do Plano Nacional de Leitura e tem como objectivos criar momentos de leitura, fomentar o gosto pela leitura e promover a interacção com a comunidade. Participaram neste evento alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação.
Foi servido um chá a todos os alunos, docentes e encarregados de educação presentes com um pequeno poema ou pensamento. Enquanto tomavam o chá eram declamados os poemas e os pensamentos que depois eram comentados pelos presentes. Os docentes fizeram uma alusão aos livros e aos autores dos textos procurando aguçar o apetite pela leitura. Foram sugeridos momentos de leitura e lançou-se o desafio aos encarregados de educação para que durante o fim-de-semana lessem um pequeno texto ou uma história com os seus educandos.
Esta Semana da Leitura decorreu de 3 a 7 de Março onde constaram momentos de poesia, a dramatização de uma história, a elaboração de um painel gigante, a leitura do conto “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen e a visita virtual da autora à escola cujo papel foi interpretado por uma docente.
Como momento alto foi apresentado o Teatro “A Borboleta Branca” pelos alunos com necessidades especiais da Escola Básica 2/3 de Cabreiros.
As actividades propostas tiveram em conta o Ler, Escutar, Recontar, Registar, Memorizar, Ilustrar, Ordenar, Cantar e Dramatizar.
No final do chá seguiu-se a sessão de encerramento cuja palavra coube à coordenadora da escola que agradeceu a presença de todos e a forma como os alunos se envolveram nas actividades propostas, realçando a qualidade do trabalho efectuado. Os alunos fizeram uma promessa de que no futuro terão sempre um livro perto deles para aumentar os seus momentos de leitura e de magia.
Só assim farão sentido os slogans que constam do painel gigante da escola “O Livro é um Amigo” e “Ler é Sonhar”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os docentes desta escola apoiam esta iniciativa do Departamento de Educação Especial do nosso Agrupamento.
Parabéns, continuem porque terão sempre o nosso apoio.