sábado, 27 de dezembro de 2008

Alunos com N.E.E. levam teatro aos idosos de Cabreiros.




Agrupamento de Escolas de Braga Oeste


Alunos com N.E.E. levam teatro aos idosos de Cabreiros.



Os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente da E.B. 2/3 de Cabreiros, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, foram visitar o Centro de Dia para Idosos na freguesia de Cabreiros, com o objectivo de proporcionar momentos agradáveis e desejar as boas festas.
Esta e outras iniciativas estão previstas no Plano Anual de Actividades do Departamento de Educação Especial e nos Planos Individuais de Transição dos alunos (PIT). Estes planos incluem actividades promotoras de inclusão social, e fomentam a autonomia.
Estas actividades têm como objectivos para os alunos aumentar a sua auto-estima, valorizar as suas capacidades e diminuir as barreiras à sua actividade e participação escolar. Estas práticas são extremamente importantes para chamar a atenção sobre a questão das acessibilidades, porque ainda há muitas barreiras arquitectónicas, principalmente para quem se desloca em cadeira de rodas.
Os alunos com necessidades educativas especiais da EB 2/3 de Cabreiros foram representar cada um o seu papel do teatro da Borboleta Branca. Era uma história que abordava as diferenças e potenciava essas mesmas diferenças como uma mais valia. Os alunos saíram desta experiência com a auto-estima elevada, foram aplaudidos pelos utentes do Centro de Dia. No final foi gratificante ver o sorriso estampado no rosto dos idosos como forma de agradecimento pelo miminho de Natal que lhes foi dado por estes alunos.
Para além da autonomia e do desenvolvimento de competências sociais, esta actividade pretendeu também, promover a inclusão educativa e social, a igualdade de oportunidades, a preparação para a cidadania, considerando os alunos numa perspectiva biopsicossocial, e só são exequíveis quando devidamente planificadas em articulação com a comunidade e encarregados de educação.