segunda-feira, 14 de abril de 2008

Aprender a fazer compras em contextos reais




Os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente da E.B. 2/3 de Cabreiros potenciaram a sua independência pessoal e social enquanto cidadãos através duma actividade realizada num supermercado local, afim de desenvolver a sua autonomia em contextos reais.
O principal objectivo foi diminuir as barreiras à actividade e participação enquanto cidadãos.
Os alunos elaboraram as listas de compras através de uma grelha com imagens ou com texto, consoante as limitações de cada um.
Para além dos alunos terem tido um comportamento adequado, tiveram ainda a possibilidade de se consciencializarem das diversas etapas que a actividade tem: meter uma moeda para retirar o carrinho das compras, escolher os produtos das prateleiras, optando pelos mais baratos, aferir quantidades, preços pesos, medidas, fazer escolhas, etc.
Após esta aula multidisciplinar, de preparação para a vida activa, os alunos dirigiram-se para a caixa, onde pagaram com dinheiro que lhes foi dado previamente conferindo o troco no final.
Este tipo de actividades, na opinião dos professores que acompanharam os alunos, é extremamente importante porque a escola deve ser um espaço de aprendizagem activa que se estende para além do seu espaço físico. Os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, são mais do que nunca, vistos numa perspectiva biopsicossocial, e este paradigma permite que a escola se abra para a comunidade.
Estas actividades promovem a inclusão social, e fomentam a autonomia destes jovens quer na escola quer na comunidade. De realçar o envolvimentos dos profissionais do supermercado que nesta actividade interagiram com estes jovens duma forma colaborante, compreensiva e educativa.
A importância de potenciar a autonomia quer nos alunos quer nos filhos é pertinente quando se lida com crianças e jovens com necessidades especiais através de contextos reais, mostrando-lhes modelos adequados e desenvolvendo competências sociais que os prepare para a vida activa.

1 comentário:

Hugo Sá Pinto disse...

Os alunos Vítor Manuel Carvalho e Alexandre Manuel Azevedo visitaram este blog. Deixam, desde já, um grande abraço saudoso ao Prof. Júlio Quintas, pessoa pela qual nutrem grande estima e admiração, aquando da sua passagem pelo Externato Infante D. Henrique - ALFACOOP.

Vítor e Alexandre